[GTER] Petição para Internet sem Limite de Trafego.

wwguarda at uninove.edu.br wwguarda at uninove.edu.br
Thu Apr 21 20:17:30 -03 2016

Creio que a fusão das operadoras diminuindo a competição, favorece o aumento de preço.
O que penso desde a época em que acessava internet of-line nas BBSs é que o acesso deveria ser público. O mercado deveria prover uma maneira para que os provedores pudessem custear o acesso ao público e obterem lucro prestando serviços.
Fala-se muito em Netflix, youtube, mas, a verdadeira riqueza, está nos cursos on-line.
Hoje Faculdades presenciais já adotam um dia onde o EAD é obrigatório. E nestes cursos, também ocorre streaming de video.
Entendo que a adoção de franquias minúsculas que podem ser esgotadas em poucas horas em função da velocidade oferecida é no mínimo imoral. e deveria ser ilegal.
A franquia inicial deveria ser algo proporcional ao consumo para um mês ao menos. E as franquias adicionais deveriam ter preço igual ao da primeira e nunca como são cobradas hoje nos planos móveis.
Adotar a franquia em internet fixa sob o meu ponto de vista pode prejudicar também aos provedores de acesso.
Imagine que o provedor precise ampliar seu pacote para suprir a demanda de novos usuários e os pacotes adicionais sejam tarifados de forma diferenciada com preço mais elevado? Como sobreviver a isso?
Então, a adoção de tarifação por franquias além de mergulhar os cidadãos de baixa renda no abismo digital, ainda poderá causar quebradeira entre os provedores.
Naturalmente as operadoras tem direito de obter lucro em suas atividades. Porém a precificação deve ser justa.
No modelo atual que temos nos sistemas móveis indago se a primeira franquia é liberalidade caridosa das operadoras ou, as tarifas adicionais são abusivas?
E agora este modelo também deve ser adotado para internet fixa?