[GTER] Petição para Internet sem Limite de Trafego.

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Thu Apr 21 10:09:16 -03 2016

> Se me permitem, vou filosofar um pouquinho.
>
> Entretanto estamos vendo agora um movimento direcionado à conjunção desses
> dois elementos. E não creio (no sentido de não ter fé) que isso é feito
> para me beneficiar. Assim, minha opinião é que, caso as operadoras de
> acesso a Internet queiram me cobrar por consumo de dados, que me entreguem
> um link de 1Gb e eu decido como e com qual velocidade vou consumir os dados
> - Se eu tiver um plano de 2GB posso consumi-lo em 2 segundos ou em um mês.

IMHO, as franquias de consumo são adicionais a algo que já é limitado a
priori. Em essência, já existe e sempre existiu o limite por consumo.
Nenhuma conexão atinge limites acima do foi limitado a priori. No final das
contas, é apenas questão de unidades de medida e a proposta é reduzir a
entrega e aumentar o preço. Se houvesse um cenário que apontasse para a
diminuição do consumo de dados (em bits/s ou em bytes/mês), não haveria
razão para essa discussão.

O precedente que se cria, no entanto, é o maior complicador nessa história
toda. Ele vai afetar a todos nós, consumidores, por muitas décadas, em um
contexto onde a expectativa é a de se consumir cada vez mais conteúdo.

A propósito, sim, eu me lembro não só dos planos de 64kbps, mas também dos
acessos a 300bps, via interurbano e também dos acessos a 14.4K, com
ligações locais e "lutando" contra o famigerado "pulso discado" que, IMHO é
o outro nome que se pode dar a "franquias adicionais de consumo".

Como diz um colega meu, "tô veio". :-)

Obrigado.

Cássio