[GTER] QoS com Mikrotik para Destino VoIP

BinaryCrash binarycrash at gmail.com
Fri Apr 15 04:12:58 -03 2016

Se a internet for 10Mbit/s Download e 1Mbit/s Upload nas filiais, o código
abaixo pode fazer o que você quer, priorizar a banda para o VoIP. (Ou
qualquer outro serviço)

/queue simple
add max-limit=1M/10M name="LINK TOTAL" target=192.168.0.0/24
add dst=123.123.123.123/32 limit-at=512k/9M max-limit=1M/10M name=VOIP
parent="LINK TOTAL" priority=1/1 target=192.168.0.0/24
add limit-at=512k/1M max-limit=1M/10M name=LAN parent="LINK TOTAL" target=
192.168.0.0/24

No exemplo acima a faixa da rede interna LAN é 192.168.0.0/24 e o IP do
servidor VoIP 123.123.123.123.
Ficou 9Mega download por 512k Upload de banda garantida para o VoIP,
podendo usar todo o link se ocioso.
E 1 Mega download por 512k upload de banda garantida para os demais
conectados na LAN, podendo usar todo o link se ocioso.
Troque os valores acima como desejar.
Quando o VoIP começar a passar tráfego, vai ter prioridade até atingir 9
megas download e 512k upload e somente usará o link acima disso caso o
restante da banda esteja disponível (restante da banda ociosa).

Essas regras foram para a versão RouterOS 6 atual.