[GTER] Referências sobre a Vogel Telecom
Marcelo Gondim
gondim at bsdinfo.com.br
Thu Apr 7 14:49:08 -03 2016
Em 07/04/2016 12:23, Kurt Kraut escreveu:
> Aloha Marcelo Gondim,
>
>
> Eu vou me poupar de adjetivações e vou dar os fatos de forma objetiva para
> que você e os colegas façam juízo de valor das coisas que testemunhei com
> um cliente (e sofri junto com ele):
>
> 1) Não entregaram a banda contratada.
>
> 2) Atrasaram no agendamento de ativação algo em torno de 6h (não lembro o
> tempo certo, o suficiente para ir em outra cidade, tomar banho, jantar e
> voltar).
>
> 3) O técnico que veio para ativar o link não sabia que olhar para o laser
> da fibra danifica a visão. Em cada trecho, DIO etc. ele fechava a fibra com
> a palma da mão e a mirava para o olho nu tentando perceber o laser.
>
> 4) A porta que o NOC deles mandou conectar no switch deles já estava
> ocupada por outro cliente. Lá ficamos eu, meu cliente e o técnico de molho
> por mais horas até o Sol raiar.
>
> 5) O técnico não trouxe uma interface SFP para ligar no switch. Meu cliente
> não tinha interface. Tive que ceder uma do meu estoque e depois do
> cancelamento (antes do término da vigência, diga-se de passagem), perderam
> minha SFP que emprestei a esta operadora.
>
> 6) Eles possuem múltiplos ASes e o que atendia meu cliente tinha apenas 2
> upstreams. Visivelmente um concentrava toda a banda e o outro tinha 5
> prepends, era para ser usado só como backup. Mas quando o upstream
> principal caia (e não eram poucas vezes por mês), eles ainda mantinham os
> prepends no upstream secundário. Como resultado, todos os downstream
> costumers do meu cliente por perceberem o ASPATH muito maor, deixavam de
> enviar tráfego para meu cliente, preferindo outras operadoras. Muita gente
> mais inexperiente interpretava isso como downtime. Então o NOC explodia de
> chamado. Ao acionar a Vogel, mal entendiam o problema.
>
> 7) Pelo que senti apenas um ou dois funcionários manipulam BGP lá. Se eles
> não estiverem na empresa e você precisar de algo, espere sentado.
>
> 8) Em menos de 6 meses a conta foi atendida por uns 4 gerente de contas,
> altíssima rotatividade na empresa.
>
> 9) E-mails enviados para o suposto sistema de chamados deles eram
> usualmente ignorados.
>
> 10) Por telefone, a não ser que o link estivesse com a interface down, se
> recusavam ou resistiam a abrir protocolo. Faziam de tudo para tentar
> resolver 'na amizade', pedindo para você esperar o problema passar. Ou
> alegando que já existem outros clientes com chamado aberto para o mesmo
> problema, logo, você não precisa abrir um. Dá para acreditar?
>
> 11) Muitas manutenções de emergência (geralmente de madrugada) mas com
> downtime total. Me parece que são pegos de surpresa fazendo coisa que
> julgam que é pequena mas derruba o backbone todo.
>
>
> E a lista segue. De memória é o que consigo lembrar. Sei que qualquer um
> aqui que passasse por 1 desses problemas já ficaria com palpitação e
> angina, que dirá esse combo de 11. Quando vejo carro na rua com o logo
> deles, eu troco de calçada.
Kurt muito obrigado pelo seu relato e também dos demais aqui na lista.
Eles vieram aqui oferecer link IP e vieram com um preço muito bom mas
sinceramente; eu seria irresponsável em não avaliar algumas coisas como
as que você postou.
Afinal preço não é tudo mas um conjunto como: preço e qualidade do
serviço prestado. Pelo jeito esse último eles estão pecando. rsrs
[]´s
Gondim
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