[GTER] Servidores Supermicro

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Mon Apr 4 17:49:28 -03 2016

Alguns relatos coincidem com o que eu mencionei na minha primeira mensagem
nesta thread, ou seja: O serviço de troca de partes é bem longe do ideal.

Lembrando um ponto importante e que levei em conta ao decidir usar
Supermicro para determinados projetos.
- No meu caso o CAPEX era significantemente menor que me permitiu comprar
todas as 'spare parts' que poderiam falhar e manter tudo dentro do
Datacenter permitindo assim uma troca praticamente imediata e então
preceder a troca direto com o fabricante com mais tempo posteriormente. E
sobrava dinheiro para outros investimentos.

É claro que é ótimo você ligar pra Dell/IBM/HP e ela fazer a troca rápida
pra você (não tão rápida quanto ter uma peça dentro do Datacenter), mas
acredito que a pergunta que tem que ser feita é a seguinte:
- O que me custa mais ? O extra pra não ter essa dor de cabeça ou evitar o
parto com o distribuidor para proceder a troca ou o tempo do Datacenter
Technician para fazer esse trabalho ?
Eu acredito que em um ambiente Médio/Grande o tempo do Datacenter
Technician custa menos.

Isso no entanto não pode ser confundido com o "custo de indisponibilidade"
que é outro coisa independente da peça estar já no Datanceter ou a caminho
enviada pelo Distribuir.

Fernando

: