[GTER] Redes wireless para provimento completamente inviáveis!

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sat Sep 12 01:54:05 -03 2015

> 1.25Gbps / 64 = 19Mbps por cliente. HFC = 320Mbps por celula mas voce
> consegue subdividir as celulas caso lote. Como vai repartir fibra ja
> "splittada"?

Justamente no splitter. Se você tinha um splitter 1:4, e a demanda
aumentou, chegue nele com 4 fibras ao invés de uma e use 4 portas na OLT.

> Quantas instalações por dia faz uma equipe em gepon? 2? Em HFC passa fácil
> de 8. O profissional hfc tb sai mais barato por ser menos qualificado

Se for combo, com qualquer das duas dá só 2 instalações por dia, porque há
muito coisa dentro do domicílio para fazer.

> A NET compra sua operação de ftth? Não, mas a de hfc ela pode futuramente
> comprar

Isso se a NET gostar do seu preço de aquisição. Se não gostar, ela entra no
mercado jogando preço lá embaixo para você falir, pois pode sair mais
barato.

> Ao meu ver ftth virou "moda" mas não estão fazendo uma análise custo x
> benefício SERIA a respeito, indo pra ponta do lápis e calculando quando a
> rede se paga. Prática aliás que vem desde os rádios (orinoco, rtl8181,
> rtl8186, nano, rbs, nv2 , airmax etc que vão sendo substituídos e depois
> não servem pra nada)

Eu também tenho reservas a xPON, jogaria direto fibra P2P.

Rubens