[GTER] Redes wireless para provimento completamente inviáveis!

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Sat Sep 12 00:58:16 -03 2015

Oi Bruno,

Sim, no EPON dá essa média. No GPON dá o dobro para Down (39 Mbps)
No caso do HFC em DOCSIS 3.0 ao que me consta são cerca de 1.2 Gbps Down
e 216 Mbps Up ou seja, o ratio já cai para cerca de 20%. Outro ponto é
que em um node de HFC normalmente coloca-se muito mais do que 64
clientes. E mesmo que divida uma célula em menos clientes nunca vai
conseguir oferecer as mesmas velocidades. Muito provavelmente por isso
que o NET Virtua não consegue oferecer velocidades nem perto do que o
(G)PON mais conhecido (Vivo Fibra) oferece.

Concordo que o profissional HFC é mais barato mas 8 instalações em um
dia ele não faz. Se faz não vai ser um profissional barato :)
Acho que o custo do material não é tanto o que pesa, mas sim o custo de
ativação (CPE + Fibra drop ou Cabo coaxial). Hoje em dia não é mais
necessário maquina de fusão pra ativar cliente em (G)PON.

O custo de uma CPE e/ou Setopbox pode ser menor para HFC, mas e o custo
de um CMTS X o custo de uma OLT ?
Um OLT permite "pay-as-you-grow" muito mais flexível enquanto o CMTS o
investimento é bem mais alto de início.

Por fim, fibra você reaproveita para várias outras coisas como: 1)
Vender P2P 2) Vender Fibra apagada 3) Fazer Metro-Ethernet 4) Futuro
upgrade para 10G-PON. Enquanto que o cabo coaxial você só aproveita para
fazer upgrade para DOCSIS 3.1, e novamente o ratio entre Down e Up é
menor ainda, cerca de 10%.

Abraços
Fernando