[GTER] OSPF+MPLS+VPLS

Fernando Klabunde fernandoklabunde at gmail.com
Fri Oct 30 09:02:49 -02 2015

Bom dia,
a tempos trabalho com VPLS para concentrar conexões PPPoE, mas até então
usava uma WAN em bridge e fazia diretamente os túneis em cada POP.
Estamos testando uma nova forma de aproveitamento de nossos anéis ópticos e
vamos rotear todo esse caminho, fazer com que o OSPF redistribua as
Loopbacks e faça fail over.
Bom, nos meus testes quando eu faço o roteamento não consigo mais subir a
VPLS, mesmo com o ambiente MPLS configurado, é como se não subissem os
labels do MPLS.
Ambiente:
R1, R2 e R3
R1 é servidor PPPoE de R2 e R3.
R2 tem VPLS funcionando normal até R1.
Mas R3 não sobe o VPLS.

Fiz um teste e criei uma VPLS entre R2 e R3 e subiu o tráfego normal de R1
a R3 sem fazer nada, só deixar lá o VPLS ativo entre R2 e R3. Parece que
nesse momento acionou os labls do MPLS, pois um tracert já me mostra os
mesmo.

Agora a dúvida...
É assim mesmo ou tem como fazer R3 conversar com R1 sem precisar desse
túnel?

Desde já obrigado!!