[GTER] VPLS e EIGRP no OpenBSD

Renato Westphal renatowestphal at gmail.com
Thu Oct 29 09:07:55 -02 2015

Bom dia,

Gostaria de divulgar aqui um pouco do meu trabalho no OpenBSD na
esperança de que meus projetos sejam úteis para alguém.

O primeiro projeto é uma implementação da solução VPLS para o OpenBSD.
Foi um trabalho que fiz em conjunto com o meu amigo Rafael Zalamena,
ele implementou o plano de dados e eu o plano de controle da solução.
Quem quiser testar basta baixar o OpenBSD 5.8 que ele já tem suporte
nativo a VPLS (kernel, ifconfig e ldpd), não é necessário instalar
nenhum software adicional.

Link de demonstração:
https://github.com/rwestphal/openbsd-ldpd/wiki/VPLS-basic-test-setup

man pages:
http://www.openbsd.org/cgi-bin/man.cgi/OpenBSD-current/man5/ldpd.conf.5
http://www.openbsd.org/cgi-bin/man.cgi/OpenBSD-current/man4/mpw.4

Meu outro projeto é o OpenEIGRP, uma implementação do EIGRP usando o
mesmo framework utilizado pelos outros daemons de roteamento do
OpenBSD. O OpenEIGRP está disponível nos últimos snapshots do OpenBSD
e vai fazer parte do sistema base a partir da próxima release (5.9).

Link de demonstração:
https://github.com/rwestphal/openbsd-eigrpd/wiki/EIGRP-basic-test-setup
Código no github: https://github.com/rwestphal/openbsd-eigrpd

man pages: