[GTER] Equipamento Wireless para Visitantes (com "auto cadastro")

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Thu Oct 22 17:05:44 -02 2015

 Olá,

Este assunto me veio recentemente e andei pesquisando e lendo a respeito.
Ainda não terminei e não cheguei a uma conclusão definitiva, porém já posso
adiantar meu entendimento parcial:

- O Marco Civil não obriga usuários de conexões residenciais/comerciais
(leia-se não ASNs) de guardar log de conexão ou de cadastro de quem utiliza
sua conexão de internet ( moradores de uma residência, funcionários da
empresa, freqüentadores da padaria, etc). Ele obriga sim os provedores de
acesso a registrar qual cliente utilizou aquele IP e em qual horário (ex:
joaozinho.silva recebeu o IP 128.66.0.22 as 14:02 do dia 22/10/2015) e só
(Art. 13).
- No Estado de São Paulo existe uma Lei Estadual que algumas pessoas dizem
obrigar o registro dos usuários. É a lei 12.228 de 2006. A lei claramente
no seu Art. 1 diz que ela foi feita para regular "*estabelecimentos
comerciais que ofertam locação de computadores e máquinas para acesso à
internet*", ou seja, lan houses e cyber cafés e nada relacionado a oferta
de acesso público wifi gratuito como num shopping center em uma padaria. Se
torna ainda mais clara pra mim a não aplicabilidade desta lei para estes
caso pois no Art.2,Parágrafo 1 diz para o cadastro o "estabelecimento" deve
exigir a exibição de documento de identidade no cadastramento e em todas as
vezes que for usar o computador o que sabemos não ocorre em sistemas de
Hotspot. Estou em busca ainda de decisões judiciais (errôneas no meu
entender) que tenham levado em consideração esta Lei Estadual para obrigar
ou condenar um "não ASN" a guardar esses registros.

Vale ainda dizer que mesmo não sendo obrigatório tais registro é sempre
salutar tê-los quando possível, inclusive  como forma de colaborar com a
Autoridade Pública na resolução de uma investigação criminal que demande
tais informações, assim como também para ter um controle de quem tem
utilizado seu serviços, quanto, por quanto tempo, etc; sem infringir
obviamente a questão da privacidade (Art. 14).

Para alguém que disponibiliza conexão wifi pública e gratuita  pode até ser
razoavelmente fácil colocar um pequeno sistema de Hotspot (apesar de não
ser trivial), para guarda dos registros de cadastro dos usuários, porém
obrigar um pequeno estabelecimento comercial a montar todo um sistema de
NAT para identificação de quais portas de origem cada IP privado estava
utilizando certamente inviabilizaria a disponibilização de acesso gratuito
a internet para a maioria dos locais aonde estamos acostumados a freqüentar
e utilizar. Me arrisco inclusive a dizer que a maioria dos locais que
possuem sistemas robustos de Hotspot não fazem tais registros de porta de
origem para associação com IP privado. Ainda sim tais registros de cadastro
e acesso do Hotspot mesmo com IPs privados são úteis para por exemplo
identificar se 'fulano' esteve no local no dia indicado.

Espero ter contribuído.
Abraços

Fernando Frediani