[GTER] Edgerouter com 800 Mbps - Lentidão na Gerência

Fabiano Ribeiro fabiano.ribeiro at gerenciatec.com.br
Wed Oct 14 17:51:35 -03 2015

Boa Tarde Pessoal,

    Ativei uma edgerouter como uma caixa de backup para um link de 800 Mbps
com BGP e OSPF. Recebo esse link por uma porta com a operadora e distribuo
esse fluxo entre dois roteadores, um em cada interface associada em um
bridge.
    Não estou tendo problemas com lentidão ou injeção de latência além do
normal com esse tráfego, porém a lentidão do sistema por SSH é perceptível.
Qualquer busca de sintaxe pelo botão TAB do teclado ou um "show ip route"
quando deixo no fullroute demora muito além do que outra Edgerouter com
cerca de 400 Mbps que gerencio. E isso acontece mesmo se eu desabilitar a
interface web, conntrack e firewall sem nenhuma regra.
    Olhando pelo top percebo um aumento no uso da cpu do ksoftirqd em
relação a outra edgerouter, o que acredito ser um comportamento esperado,
além daqueles picos em algum momentos dos daemons do quagga e
especificamente do bgpd quando deixo o fullroute liberado para testes.
      Alguém tem percebido esse mesmo comportamento com esse consumo de
link ?