[GTER] Requisitar bloco IPv6 /48 para empresa cliente final

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Thu Nov 26 16:01:39 -02 2015

On Thu, 26 Nov 2015, Vinícius Fontes wrote:

> Boa tarde pessoal.
>
> Desculpem se as questões sãp muito simples ou inapropriadas para esta
> lista, mas pesquisei e não encontrei a resposta.
>
> Minha empresa não é AS nem provedora de internet. Podemos solicitar um
> bloco IPv6 /48 próprio para que nunca mais precisemos mudar o endereçamento
> posteriormente? Qualquer provedor seria capaz de "respeitar" nosso bloco
> nesse caso ou para isso é necessário ser AS e contratar trânsito?

creio que nesse caso seria interessante mas não absolutamente necessário
ter um AS. a grande vantegem de um AS é a possibilidade de ter mais de um
provedor de trânsito, o que te dá redundância e algum balanceamento.

caso não tenha um AS você precisará negociar com a operadora para ela
anunciar o teu bloco, colocar rotas estáticas em todo o caminho, e isso
pode ser, para ser otimista, kafkiano! experimente falar nisso para o
atendente do 0800 e você entenderá do que eu estou falando.

faça a coisa certa, obtenha um número de AS, um roteador que fale BGP-4
(que pode ser um PC qualquer com um Unix+Quagga ou coisa que os valha).

-- Danton.