[GTER] DHCP

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Nov 24 14:52:57 -02 2015

> Não estou defendendo em absoluto, como possa parecer, PPPoE frente
> outras soluções como DHCP, defendida por você com base na sua
> experiência (na Neovia?). Apenas entendo a preferência daquele por
> alguns.

Apesar da experiência na Neovia com DHCP ter sido positiva, eu acredito que
já defendesses antes...

> Seguindo seu raciocínio, parece-me que você esta supondo que todas
> as implementações DHCP-cliente obedeçam ao rate-limit. Tem certeza
> absoluta que isso ocorre na prática ou teria que ser testado caso a caso?
> Máquinas windows (grande maioria dos clientes) a obedecem??? Em
> qualquer versão do SO?

Quem está fazendo este papel de rate-limit é o agregador do provedor, e não
o DHCP da máquina do cliente ou do roteador do cliente.
Quem escolhe que plataforma vai fazer controle e provisionamento é o
provedor, e os comandos que citei se aplicam sim a Mikrotik que é uma
plataforma muito usada para isso. Se fosse Juniper, Cisco ou outra seria
diferente, mas não importa se é o cliente usa Windows, Mac, Android...

> ONU discando PPPoE equivale a modem DSL discando.

Ou a roteador discando PPPoE.

> Quem está fazendo
> ONU discar PPPoE permite ao cliente transferir o IP para o computador
> ou roteador interno, transformando a ONU em bridge?

Normalmente não.

> Como o controle
> de banda na ONU ocorreria neste caso? Ou também teria que ser testado
> fabricante (ou modelo) a fabricante (modelo) de ONU?

Tem que ver modelo a modelo, mas justamente por isso mais gente faz esse
tipo de controle no agregador do que na ONU.

> A desconexão do PPPoE pode ser instantânea ou via RADIUS interim
> updates, em DHCP precisaria esperar até metade do tempo do lease.

O que do ponto de vista financeiro, é equivalente, desde que o lease não
seja muito longo.

> Como pode ver, são muitas variáveis para o DHCP funcionar a contento
> enquanto no PPPoE está tudo no RADIUS.

No DHCP também.... a discussão de como controlar banda na ONU é ortogonal,
pois dá para fazer o controle na agregação. Querendo fazer também na ONU
por qualquer motivo, dá, mas aí foi uma escolha.

> MPLS e VLANs também poderiam ser usados, com aumento proporcional
> de complexidade de gerenciamento, mas parece-me é o que se está
> tentando evitar ao usar PPPoE.

Os grandes usuários de PPPoE tem colocando MPLS e VPLS para centralizar
agregação, então isso já acontece.

> Sobre a isolação de clientes DHCP, depende do sistema L2 utilizado.
> Minha sugestão de usar /32 foi no sentido de independer do sistema.

A questão é que mesmo com /32, não ter isolamento L2 dará problema com
protocolos não IP (ex: Windows NetBEUI, Impressoras AppleTalk etc.). Não dá
para viver sem isolamento L2 nem usando DHCP nem usando PPPoE.

Rubens