[GTER] DHCP

Bruno Cabral bruno at openline.com.br
Tue Nov 24 13:49:52 -02 2015

Grande Rubens

Não estou defendendo em absoluto, como possa parecer, PPPoE frente
outras soluções como DHCP, defendida por você com base na sua
experiência (na Neovia?). Apenas entendo a preferência daquele por
alguns.

Seguindo seu raciocínio, parece-me que você esta supondo que todas
as implementações DHCP-cliente obedeçam ao rate-limit. Tem certeza
absoluta que isso ocorre na prática ou teria que ser testado caso a caso?
Máquinas windows (grande maioria dos clientes) a obedecem??? Em
qualquer versão do SO?

ONU discando PPPoE equivale a modem DSL discando. Quem está fazendo
ONU discar PPPoE permite ao cliente transferir o IP para o computador
ou roteador interno, transformando a ONU em bridge? Como o controle
de banda na ONU ocorreria neste caso? Ou também teria que ser testado
fabricante (ou modelo) a fabricante (modelo) de ONU?

A desconexão do PPPoE pode ser instantânea ou via RADIUS interim
updates, em DHCP precisaria esperar até metade do tempo do lease.

Como pode ver, são muitas variáveis para o DHCP funcionar a contento
enquanto no PPPoE está tudo no RADIUS.

MPLS e VLANs também poderiam ser usados, com aumento proporcional
de complexidade de gerenciamento, mas parece-me é o que se está
tentando evitar ao usar PPPoE.

Sobre a isolação de clientes DHCP, depende do sistema L2 utilizado.
Minha sugestão de usar /32 foi no sentido de independer do sistema.

[]s, !3runo Cabral