[GTER] DHCP

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Nov 24 11:37:24 -02 2015

> O DHCP, para operações FTTH torna as coisas um tanto mais complicadas.
>
> 1) Identificação, você vai precisar ter um pré-cadastro dos macs que os
> clientes usam para depois fazer parse dos  logs de dhcp para saber quem
> estava usado qual IP, não existe alternativa simples para isso. Eu
> pessoalmente acho ruim ter de ligar no provedor fornecendo o novo MAC se eu
> trocar o roteador/access point.

Quem tem usado PPPoE tem feito a CPE discar PPPoE, então o MAC em questão é
do dispositivo.
As opções para evitar o provisionamento por MAC do cliente incluem tanto
essa quanto Option 82, se a ONU suportar (neste caso inserindo o MAC da ONU
no pedido DHCP).

> 2) Controle de Banda, o Controle de banda em GPON normalmente é do tipo
> FIFO, isso quer dizer que ele não balanceia os fluxos vindo do cliente,
> assim se um computador da casa do cliente usa um protocolo agressivo, como
> bittorrent, os outros dispositivos do mesmo cliente vão ter problemas, ou
> mesmo não navegar, por que o primeiro dispositivo da rede esta tomando
> tudo, esse problema tambem acontece com vários downloads de um unico
> computador, outro dispositivo dentro da própria casa não consegue nem abrir
> paginas, esse problema torna impossivel a operação em velocidades menores,
> [...]

Isso vai acontecer em qualquer das opções, mas a solução aqui é limitar no
GPON apenas o upload e numa taxa superior à contratada, apenas para impedir
captura da banda de uplink por uma estações, e limitar de maneira mais
suave no agregador.

> 3) O controle de banda sendo feito em GPON, vai exigir você implementar
> algo que gerencie e automatize a rede GPON, usando o software/API do
> fabricante, se você for ter mais de um fabricante, vai precisar ter vários
> programas gerenciando cada tecnologia/API proprietária diferente.

Inevitável. Redes de telecom precisam desse nível de gerência.

> 4) Legado, você  autentica e controla banda da mesma forma todos os seus
> clientes, sendo eles DSL, FTTH ou Wireless.

Nada impede de usar RADIUS como fator comum a todos.

> 5) Contabilidade de tráfego, não há maneiras simples de ter a contabilidade
> de tráfego em DHCP, a contabilidade de trafego é de mais extrema
> importancia, principalmente nos pequenos provedores, sem ela logo voce tem
> dezenas de outros "provedores" na sua rede, assinando o seu provedor e
> revendendo via Wireless no bairro. Eu tive vários casos de pessoas
> assinando pontos de internet, 20 Megas cadas, para colocar em cada um dos
> POP/Torre dele na cidade. Tem pessoas que assinam no nome da namorada, pai,
> mãe e papagaio, montando uma pequena operação.

E enquanto isso, os provedores que ao não cobrarem por tráfego deixam seus
usuários mais tranquilos quanto a não terem surpresas nas contas, vendem no
seu lugar. Se é só para monitorar para ter uma idéia de uso, e não
contabilização precisa, dá para fazer por Netflow ou contabilização
netfitler, e identificar esse tipo de usuário fora da escala.

Rubens