[GTER] DHCP

Rubens Marins Schner rubens at brisanet.com.br
Tue Nov 24 09:50:41 -02 2015

O DHCP, para operações FTTH torna as coisas um tanto mais complicadas.

1) Identificação, você vai precisar ter um pré-cadastro dos macs que os
clientes usam para depois fazer parse dos  logs de dhcp para saber quem
estava usado qual IP, não existe alternativa simples para isso. Eu
pessoalmente acho ruim ter de ligar no provedor fornecendo o novo MAC se eu
trocar o roteador/access point.

2) Controle de Banda, o Controle de banda em GPON normalmente é do tipo
FIFO, isso quer dizer que ele não balanceia os fluxos vindo do cliente,
assim se um computador da casa do cliente usa um protocolo agressivo, como
bittorrent, os outros dispositivos do mesmo cliente vão ter problemas, ou
mesmo não navegar, por que o primeiro dispositivo da rede esta tomando
tudo, esse problema tambem acontece com vários downloads de um unico
computador, outro dispositivo dentro da própria casa não consegue nem abrir
paginas, esse problema torna impossivel a operação em velocidades menores,
como 5Mbits/s.

3) O controle de banda sendo feito em GPON, vai exigir você implementar
algo que gerencie e automatize a rede GPON, usando o software/API do
fabricante, se você for ter mais de um fabricante, vai precisar ter vários
programas gerenciando cada tecnologia/API proprietária diferente.

4) Legado, você  autentica e controla banda da mesma forma todos os seus
clientes, sendo eles DSL, FTTH ou Wireless.

5) Contabilidade de tráfego, não há maneiras simples de ter a contabilidade
de tráfego em DHCP, a contabilidade de trafego é de mais extrema
importancia, principalmente nos pequenos provedores, sem ela logo voce tem
dezenas de outros "provedores" na sua rede, assinando o seu provedor e
revendendo via Wireless no bairro. Eu tive vários casos de pessoas
assinando pontos de internet, 20 Megas cadas, para colocar em cada um dos
POP/Torre dele na cidade. Tem pessoas que assinam no nome da namorada, pai,
mãe e papagaio, montando uma pequena operação.

6) As operações FTTx no mundo tem usado PPPOE, a china telecom, essa sim
maior provedora de banda larga no mundo, com mais de 100 milhoes de
assinantes, em DSL e FTTx, usa PPPOE em caixas MX960, a Orange na Franca
usa PPPOE. ( cito essas duas por que vi de perto as operações)

Rubens Marins
Administrador de Sistemas
rubens.marins at gmail dot com