[GTER] Instabilidade de HotSpot em Campus Universitário

Alexandre Costa alexandre.costa at unilins.edu.br
Mon Nov 9 16:46:24 -02 2015

Prezados, boa tarde.

Estou precisando de orientação no que tange a configuração de uma rede para
o Campus da faculdade.

Atualmente temos 32 radios operando na mesma rede /16, em horários de pouca
atividade a rede flui normalmente, porém quando muitos alunos conectam há
uma paralização da rede, os pings chegam a 8000ms e muitos são perdidos.

Fiz uns testes de divisão da rede por área do campus, criei vários SSIDs
com redes diferentes (VLANS), a instabilidade diminuiu, mas gerou uma
dificuldade pois cada movimentação os alunos precisavam conectar a uma rede
diferente, devido a este detalhe precisei remover os SSIDs, deixei somente
um em uma única rede.

Cenário atual: (Estou usando meu switch Core apenas como transporte)
ISP > PFSENSE (Router, Fw, DHCP, DNS, PortalCaptive) > Vlans de transporte
> UniFI (32)

Quantidade média de autenticações no momento da paralização: 900
Tráfego de dados no momento da paralização: 20Mbit

Verificando o status do servidor no momento da paralização diretamente no
terminal, os recursos como Memória, Atividade de Disco e CPU estão em
níveis normais.

Creio que seja algo vinculado ao grande volume de broadcast, poderiam me
orientar sobre como melhorar esta rede?

Caso não seja uma dúvida ao nível da descussão da lista, solcito que a
mesma seja desconsiderada.

Atenciosamente,

Alexandre Almeida