[GTER] RES: Ativação PTT

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Nov 9 15:19:38 -02 2015

jeferson.silva at jsx.net.br>:

> Eduardo,
>

>                 Toda e qualquer coisa que envolva os equipamentos e
> infraestrutura no PTT-SP, só pode ser realizado pela equipe do NIC.BR,
> então mesmo o Terramark sendo uma entidade privada, caímos no mesmo
> problema não?

Ele possivelmente se referia à matriz de troca de tráfego da própria
Terremark, e não a usar o IX.br via PIX da Terremark.
Mas para dar uma idéia de volume, no último AS em que trabalhei vivia bem
com uma porta de 100 Mbps para a matriz de peering da Terremark e precisava
de porta de 1 Gbps para ligação com o IX.br... o que eu tinha mais via
Terremark era peering ou trânsito usando cross-connect físico (cabo de
cobre ou fibra).

Se para uma rede o investimento de estar na Terremark já justifica pelos
cross-connects, aí estar também na matriz de troca deles pode ajudar em
contingência... fora isso, me parece mais interessante transporte para
alguma outra localidade do IX.br.

Rubens