[GTER] Há alternativa livre ou barata ao ntop p/ relatório de NetFlow?

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sat May 30 18:46:37 -03 2015

> Aloha,
>

> O ntop.org não chega a ser um software, é uma piada de mal gosto. Difícil
> de configurar, bugado e em sua nova geração, ntopng, exige software
> proprietário. Fico aqui babando pela beleza e refino de relatórios de
> soluções SaaS como o https://polygraph.io/ mas o preço é salgado para meu
> orçamento.
>
> Há alguma alternativa livre decente para o ntop.org?

O ntop é o melhor software conceitualmente confuso que já vi. A performance
é ótima, mas entender o real significado do que está lá é quase um trabalho
de doutorado.

Quando eu estava em busca de soluções desse tipo, e testei o da Manage
Engine que é ótimo para redes de consultório dentário com tráfego até 1
Mbps mas imprestável para qualquer tráfego médio ou alto,  os dois que
estavam na fila de teste parecendo promissores eram o NFSen(
https://github.com/sown/nfsen) e o Stager, mas parece que este último
morreu.

Rubens