[GTER] Conversão SFP ótica para Cobre

Henrique de Moraes Holschuh hmh at hmh.eng.br
Fri May 29 07:53:06 -03 2015

On Thu, May 28, 2015, at 12:46, Patrick Tracanelli wrote:

> Henrique,
>
> Com qual deles você teve problemas de queimar?

Acho que ambos, não lembro com exatidão já que eram várias marcas.  O
problema é o "do nada": não deram nenhum aviso prévio que estavam
"ficando ruim". Em alguns casos, o problema foi o "power brick" que deu
defeito, e levou o conversor junto. Provavelmente algum surto na
alimentação, mas nunca confiei em fonte chaveada made-in-china que não
fosse feita pela Delta, e esses *não* eram :-p).

> Eu não chego a “recomendar” pro colega pq uso em apenas 2 sites, em ambos
> eu uso o MC220 (que entre os dois tem a aparencia de ser o mais frágil
> até) mas nunca tive problema de queimar. A única diferença é que uso com
> o shelf TL-MC1400 que tem alimentação própria e proteção de surto, etc.

É capaz da alimentação ter sido o meu problema, então esse é um detalhe
importante.

> Dai minha curiosidade será que a diferença vem do TL-MC1400 ou estou com
> sorte? Ou o Trendnet é mais sensível?

Pode até ser questão de sorte/azar mesmo com o lote de fabricação, e não
necessariamente do conversor, já que tem a fonte chaveada (power brick)
também.

> Não consigo “ver” esses converters em uso sem uma carcaça adequada,
> imaginando 4, 6, 10 deles com suas fontes individuais ocupando 4, 6, 10
> tomadas no rack com fontes de 5v penduradas no rack com tiewrap da vida…
> mas no TL-MC1400 fica organizado. Meio nostálgico é verdade, me lembra um
> RAS US Robotics da década de 90 (total control) com os modem encaixados
> piscando todos sem uniformidade hehe :)

Por algum motivo, paredão de switches (que costuma dar uma bela arvore
de natal no escuro) não pisca de forma tão hipnótica quanto paredão de
modem ;-)

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond