[GTER] RES: RES: RES: PTT Fortaleza - Não faria sentido o seu fortalecimento logo ?

Tiago de Souza Ribeiro listas at tiagosr.com
Fri May 29 00:35:03 -03 2015

Então, Carlos, o problema é que isso tudo aí ainda é muito pouco para alguém
a 600Km considerar interessante. Para provedores e operadoras aí mesmo em
BH e região, qualquer coisa que ganhar com o PTT-MG é lucro, já que o custo para
se conectar nele é pequeno.

Considerando que quase todos provedores que conheço e até algumas operadoras
não querem vender transporte, e quando vendem o fazem no mesmo preço do
trânsito, é melhor investir em mais banda para a Internet inteira do que pagar a
mesma coisa por uma parcela dela. E isso é ainda pior quando o PTT ainda não tem
muito conteúdo, como no caso desse em BH.

Eu conheço um grande provedor aqui da região que já decidiu que nem mesmo a
conexão ao PTT-SP valia mais a pena para eles e encerraram a participação lá depois
que instalaram um GGC próprio na rede. Eu ainda tenho a impressão, por alguns
motivos, de que um outro grande provedor aqui da região apenas continua participando
do PTT-SP porque eles compram trânsito quase que totalmente lá dentro.

Se o PTT está tão longe que não há se quer a possibilidade de chegar nele com rede
própria ou de algum parceiro da região, na minha opinião e no meu cenário, não vai
ser com transporte que será viável a participação, ao menos enquanto não houver
muito conteúdo nele.

Então reafirmo: se é para fortalecer o PTT regional, seja em qual for o estado, quem
tem que fazê-lo são os provedores e operadoras que estão próximos, principalmente
quem tem conteúdo a oferecer.

São esses que devem ser conscientizados. Não adianta derramar uma chuva de
argumentos convincentes para alguém que está do outro lado do estado, com o
pretexto de que um dia a participação dele vai valer a pena. O ideal seria que não
existisse quem está perto e quem está longe, mas como está difícil criar novos PTTs,
penso que quem está mais distante apenas vai participar depois que os que estão
próximos já tiverem promovido o desenvolvimento do PTT regional.

---- On Thu, 28 May 2015 00:22:07 -0300 Carlos Ribeiro  wrote ----