[GTER] Recomendações para teste de controle de banda e capacidade de equipamentos

Raimundo Santos raitech at gmail.com
Fri May 29 00:17:20 -03 2015

Boa noite pessoal!

Estou fazendo uns experimentos para determinar os limites de banda e
processamento de alguns equipamentos que estão interligados numa rede.

Gostaria de poder simular tráfego geral de clientes domésticos em ISP.
Tenho a seguinte configuração:

(placa de rede 1: eqpto 1) <> (eqptos em teste) <> (placa de rede 2: eqpto
1)

No mesmo PC (eqpto 1) tenho três placas de rede: duas para fazer os testes
(ele mesmo produzindo e consumindo é minha ideia) e uma para conectividade
com o mundo e controle. Essa máquina é um i7 com mais de 32GB de RAM, e não
preciso gerar um absurdo de tráfego, chegando perto dos 600Mbps gerados e
consumidos em ambos os lados, estará de ótimo tamanho. Como um dos testes é
de controle de banda, preciso gerar tráfego em muitos IPs diferentes, para
simular a simultaneidade de uso por parte dos clientes.

Tenho em mente netmap, mas o que vi até agora foi só pkt-gen que vem de
exemplo, que só gera UDP e, ao gerar vários "fluxos" UDP um pra cada IP
distinto, acaba por dividir a banda disponível ou declarada igualmente
entre todos os IPs.

Não compensa, pra meu caso, capturar o tráfego do ISP onde estou fazendo o
experimento e replica-lo com tcpreplay, pois não me traria informação sobre
os limites dos (eqptos em teste).

O que recomendam? O SO é FreeBSD 10.1. O iperf já me ajuda a entender os
limites gerais dos equipamentos em teste, mas no caso do controle de banda,
não serve muito.

Já vi também esse D-ITG (
http://traffic.comics.unina.it/software/ITG/index.php), mas ele se nega,
nessa máquina, a dar bind nos diversos IPs que estão configurados nas
respectivas interfaces - mesmo eu mandando a opção/o parâmetro correto para
isso, segundo a doc.

Agradeço qualquer luz no assunto! :)

[]s
Raimundo Santos