[GTER] RES: RES: RES: PTT Fortaleza - Não faria sentido o seu fortalecimento logo ?

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Thu May 28 00:13:38 -03 2015

Olha Rubens, ate daria viu, não é algo tão complexo e bastante factível
do ponto de vista técnico usando Virtualização. E escala muito bem.

Havendo uma infra estrutura Servidor + Storage daria para cada CDN ter
maquinas virtuais fazendo o trabalho para cada uma. Nao custa pouco mas
certamente custa muito menos do que colocar um hardware para cada CDN.
Para um PTT pequeno/médio não acho que precisa começar com de um
OpenConnect de 100TB ou um GGC de 6 nodes. Dá pra começar com muito
menos, no caso esses pedaços de um hardware compartilhados. Dá pra
garantir tranqüilamente níveis mínimos de serviço para cada um fazer seu
trabalho. Nesse caso o hardware (virtual) seria idêntico.
Os problemas que eu vejo são mais do ponto de vista políticos ou de
segurança, por exemplo sobre a gerencia dessa infra.

Nada que não possa ser tentado com um pouco de conversa e boa vontade
das partes interessadas.

Fernando