[GTER] Assistir GTER e GTS Online

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed May 27 07:51:04 -03 2015

> estou com os plugins e wrapper mais recentes pra linux e mesmo assim nada
> feito

Isso é curioso, pois Linux é costumeiramente citado como plataforma em que
funciona. Pode ser alguma minimalização específica que esteja impedindo.

só reforça a idéia: uma pena.
> amanhã dou meus pulos nem que tenha que levar iPad de casa
> mas tecnicamente falando, todos os anos eram tecnologias livres e abertas,

Não, não eram. Há um bons anos a transmissão já vinha utilizando Adobe
Flash Media Server, que envolve tanto software licenciado quanto possíveis
patentes. A escolha de tecnologia sempre foi pragmática.

> se resolvia com vlc, mplayers simples em qualquer plataforma, esse ano foi
> pra uma plataforma mega proprietária que requer máquinas bem recentes e
> sistemas igualmente proprietários...

Tanto não exige máquinas tão recentes que roda bem em celulares bem pouco
capazes...

> não é só o colega do freebsd quem tem a lamentar, e a ideia dos 95% das
> pessoas, bom...

No caso do FreeBSD, há também uma escolhe de ambiente. É bem possível que
no PCBSD (http://www.pcbsd.org/), que é o ambiente focado em desktop
baseado em FreeBSD, funcione. Se alguém puder testar e nos contar...

> trabalho no municipio de uma das maiores capitais do nosso
> pais e aqui além da área onde atuo, que cuida de parques e praças, temos
> mais de 90 UMEIs e mais de 60 mil alunos que se quisessem assistir o
> GTER/GTS também não conseguiriam nas escolas...

Por uma questão específica de escolhas de componentes feitas aí... o
público do GTER/GTS é tipicamente usuário de algo com raízes *nix, mais
comumente Linux e Mac OS X, e que só usa Windows se a empresa obrigar.
Essas escolhas foram feitas dentro desse ambiente, não de um foco no
ambiente escritório usual.

> vindo de um evento oficial do NIC que deveria dar (e sempre deu um bom)
> exemplo...

Vide acima.

> achei um retrocesso
> ah a polícia militar do estado com sua distro linux própria certamente
> também não consegue assistir o evento...

Não sabemos se pode ou não, você está extrapolando o resultado do seu
ambiente específico para uma diversidade de outros.

Além disso, há algumas edições preocupação com funcionamento em Mobile
exatamente pela capacidade de inclusão de dispositivos baratos, e para os
quais também há suporte.

Rubens