[GTER] RES: RES: PTT Fortaleza - Não faria sentido o seu fortalecimento logo ?

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue May 26 15:38:22 -03 2015

> Voce falou sobre demanda, acho que isso eh um dos fatores mais importantes.
> Esses dias atras alguem comentou de que uma certa regiao ter que alcancar
> uma massa critica antes que os custos se viabilizem. Porem, isso nao eh
> desculpa e se varios ISPs pequenos de uma regiao juntarem forcas, creio que
> a criacao de diversos IX publicos nao seria tao dificil.
>
> Sobre o NIC...Ha uns dias atras eu calculei o custo medio de um empregado
> do NIC (salario + encargos) e saiu cerca de R$13 mil por mes assumindo 200
> empregados ao final de 2014 (conforme Rubens nos informou, mais ou menos
> [...]

Acho que esse cálculo esqueceu algo fundamental da estrutura do NIC.br:
muitos dos projetos são escolhas do CGI.br, não do NIC.br, então cortar
algo em prol dos PTTs (se houvesse uma restrição orçamentária que o
impedisse, o que não acho ser o caso) significaria cortar projetos que a
comunidade, através de seus representantes no CGI.br, escolheu realizar.
Assim como cada bairro de uma cidade quer asfalto nas suas ruas e acabam
não pensando muito se vai ter creche no bairro vizinho, eleger os PTTs como
a única coisa que se deva priorizar é de um viés bastante estreito.

Rubens