[GTER] RES: RES: PTT Fortaleza - Não faria sentido o seu fortalecimento logo ?

Roberto Alcântara roberto at eletronica.org
Wed May 20 18:49:06 -03 2015

> Muito fácil pedir a A ou B que já tem um nó do cache instalado, para,
> simplesmente, liberar esse conteúdo para todos, não? Todavia, o fato é
> que não existe almoço grátis: se algum dos citados provedores resolver
> "abrir" o cache do Google/Akamai/whatever em qualquer PTT, alguém vai
> precisar ajudá-los a pagar a conta do trânsito usado para alimentar o
> cache, certo? Afinal de contas o cache da CDN não é autossuficiente,
> dado que o conteúdo é dinâmico...

Claro que vai custear o trânsito quem abrir o cache em um ptt. Mas se há
capacidade ociosa E o "dono" do cache entender que é interessante para ele
que o PTT local aumente o tráfego, é uma opção. E não precisa abrir para
todos os participantes necessariamente, podem haver acordos bilaterais.
Afinal, fica difícil arcar com uma GVT da vida pendurado em um cache na sua
infra.

> Por isso, ao meu ver há três alternativas:
> 1) A empresa (Google, Akamai, Netflix, XYZ CDN, etc) entra no PTT
> local e coloca um cache lá para uso comum; mais díficil tendo em vista
> que demada investimentos, etc, etc...;

Meio difícil mesmo. Precisa crescer muito para atingir o ponto que fica
interessante para estas empresas custearem tudo.

> 2) O provedor que já possui uma das CDN's pode ofertar esse conteúdo
> no PTT mediante um valor para ressarcir seus custos operacionais; mais
> simples tecnicamente e mais factível; pode ser feito com VLANs
> bilaterais entre os interessados o  'owner' do nó da cdn;

Perfeitamente válido,

> 3) Os provedores interessados podem se juntar, justificar a demanda de
> tráfego ao Google/Akamai/Whatever CDN, e dividir o custo do trânsito
> usado para alimentar o cache e bem como a infraestrutura de suporte;
> solução ideal, mas que depende de coordenação entre os provedores em
> prol de um bem comum.

Também uma ótima opção, basta o pessoal conversar entre eles.