[GTER] RES: PTT Fortaleza - Não faria sentido o seu fortalecimento logo ?

Roberto Alcântara roberto at eletronica.org
Wed May 20 13:05:03 -03 2015

> Tenho acompanhado interesse do Netflix e Facebook em prover conteúdo a
> partir do PTT-CE, mas, creio que está esbarrando na capacidade da rede
> atual. Novas candidaturas para PIX estão congeladas e portas 10G só com
> alguma ampliação nos equipamentos atuais (segundo informação do próprio
> PTT).
> Considerando que Fortaleza hoje concentra grande parte das fibras
> submarinas e praticamente todas as operadoras já abrem L3, vejo uma demanda
> gigante por troca de tráfego em Fortaleza.
> Basta um grande servidor de conteúdo desses para que o PTT-CE deslanche.
> [...]

Ou algum provedor da região, que possuem caches dos grandes provedores de
conteúdo, anunciarem os blocos por lá...   É aquela história do
investimento agora (muito baixo por sinal) para colher os frutos no
futuro.  Da lista do PTT-CE imagino que pelo menos 3 ou 4 por lá possuam
cache do Google e/ou Akamai em suas redes - acho que Netflix também já tem
participante que possui.

Obviamente ter capacidade nos equipamentos é essencial - eu pessoalmente
não havia ouvido ninguém listar isso como fator limitante.

sds,

 - Roberto