[GTER] RES: PTT Fortaleza - Não faria sentido o seu fortalecimento logo ?

Filipe Abelha Melo filipeabelhamelo at gmail.com
Wed May 20 08:58:11 -03 2015

Tenho acompanhado interesse do Netflix e Facebook em prover conteúdo a partir do PTT-CE, mas, creio que está esbarrando na capacidade da rede atual. Novas candidaturas para PIX estão congeladas e portas 10G só com alguma ampliação nos equipamentos atuais (segundo informação do próprio PTT).
Considerando que Fortaleza hoje concentra grande parte das fibras submarinas e praticamente todas as operadoras já abrem L3, vejo uma demanda gigante por troca de tráfego em Fortaleza.
Basta um grande servidor de conteúdo desses para que o PTT-CE deslanche. Seria interessante que a equipe do PTT visualizasse isso para que o foco saísse um pouco do eixo SP/RJ. Aliás, muitas operadoras ainda insistem em concentrar ITX somente em SP/RJ fazendo com que boa parte do tráfego tenha que ir em SP e voltar mesmo quando o interesse de tráfego está fisicamente ao lado.
Na minha humilde opinião isso é um tremendo desperdício de energia, tempo e $$.