[GTER] PTT Fortaleza - Não faria sentido o seu fortalecimento logo ?

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue May 19 21:50:40 -03 2015

> Na verdade, muito antes do próprio PTT, essas três empresas já sabiam que
> trocar tráfego é bacana especialmente para a qualidade do acesso entre os
> participantes - isso era feita pelas fibras da rede da NET (quando ainda
> era necessário um provedor de acesso para tv a cabo prover acesso).  O
> Rubens K. já acompanhava a Internet em Fortaleza nessa época, pois recordo
> de uma visita dele ao saudoso Valdson, na Fortalnet (alguns séculos atrás)
> :D

Fortaleza teve mesmo essa característica muito curiosa, de ter um PTT
operado por uma rede que não sabia que era um PTT... ;-)
A NET local não pensou direito a arquitetura de roteamento para atendimento
da resolução 190, que previa prestação de um serviço licenciado (SCMa, hoje
SCM + SeAC) e de um não licenciado (SVA), em atendimento a norma 4/95. Logo
os provedores SVA parceiros perceberam o poder da rota estática apontada
diretamente através da rede da NET... eu tentei convencer o Valdson a
migrar essas interligações para EBGP com AS privado, mas parece que a
confiabilidade das fibras da NET era tão boa que ninguém sentia falta de
roteamento dinâmico.

Rubens