[GTER] RES: RES: PTT (e PTT-SP) - Envolvimento da comunidade

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue May 19 20:36:54 -03 2015

> Não sei Rubens, acho que no outro post você mesmo já respondeu a essa
> questão onde sempre há aquela situação onde um diz: Se fulano estiver lá eu
> não vou.
> Nao digo que não funciona tecnicamente, mas que não funciona pela
> mentalidade do empresariado. (O que temos de levar em consideração)

O que eu mencionei foram casos. Nem todos os casos foram assim... há
lugares onde calhou de os empresários da região pensarem mais longe e ver
com quem realmente estão competindo, e pararam de picuinhas. Tem outros que
não. O NIC.br tende sempre a agregar neutralidade à questão e amenizar esse
tipo de questão, mas ainda sim onde esses problemas existem o PTT da cidade
não decola como poderia.

> Já no caso da Terremark acho que não evoluiu simplesmente porque não houve
> interesse financeiro, diferente do PTT-metro que não tem os mesmos
> objetivos.

Mas porque eles focaram no interesse financeiro do negócio colocation; se
eles tivessem um plano de negócios independente para a parte de peering,
teriam estruturado o serviço de forma diferente, mesmo que com fins
lucrativos. Mas agora é especulação, pois eles escolheram um caminho (que
por muito tempo funcionou na matriz deles, então devia fazer sentido) e
essa escolha foi determinante para o ocaso da matriz própria deles.

Rubens