[GTER] RES: RES: PTT (e PTT-SP) - Envolvimento da comunidade

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Tue May 19 19:34:02 -03 2015

Me desculpem, mas me desculpem MESMO... mas acho que pensar assim é miopia.

Vivemos um mundo estranho. O empresário pede pelo Estado mínimo, redução de
imposto, flexibilização da CLT, menor interferência do Estado.

Porém, na hora de investir na sua própria região, quer um subsídio, um
programa de apoio...

A solução para os PTTs locais é o investimento privado. Ou seja: dos
próprios interessados. A longo prazo o melhor cenário para qualquer AS é
dispõe de conexões locais para o máximo de conteúdo. Se ele não der o
primeiro passo e entrar no seu PTT local, não vai acontecer nunca.

A lógica de "não vale a pena ligar localmente" esconde outros problemas,
outros preconceitos do mercado. Esconde o fato de que muitos ASs ainda
tratam o tráfego da rede do vizinho (do "concorrente") como um problema,
não como uma oportunidade. Isso é uma bobagem comprovada que poucos
admitiriam conscientemente, mas que afeta suas decisões de forma
inconsciente.

Não é coincidência que o processo tenha começado a ser quebrado justamente
em SP. Não é só porque SP é o maior mercado do país; é também porque SP é o
mercado que trata de forma mais madura e profissional as questões da
concorrência. A concorrência existe, mas não impede ações de interesse
comum.

Enquanto isso não mudar o mercado continuará auto limitado. Cabe a cada um
fazer sua parte na sua região. Me desculpem, mas jogar a culpa nos custos
não me convence.

Carlos Ribeiro