[GTER] RES: PTT (e PTT-SP) - Envolvimento da comunidade

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon May 18 22:10:47 -03 2015

> "A questão é porque não os dois;"
> Isso seria ótimo... Mas aposto que 90% dos ASNs pequenos vão responder
> "din-nhei-ro".

Se o custo do transporte é o mesmo, qual a diferença de dinheiro ?

E na maioria pensariam(guessing):
> "Se é para ter um custo extra além do transporte
>   p/ o PTT-1º, que seja com um trânsito 2º(ou 3º)."

E de novo, porque não tudo ? O AS em que trabalhei foi de ser apenas um
stub-AS a ter conexão a duas matrizes de troca de tráfego diferentes e três
operadores de trânsito. E o conjunto disso é que gerar um custo por Mbps de
borda baixo e disponibilidade alta.

O caso de Londrina e Campinas são deveras interessantes.
> Já ouvi falar bastante, mas não tive acesso a informações mais detalhadas.
> Na verdade só ouvi bochicho... Seria interessante que essas informações
> fossem postas publicamente.

Tipo como já o foram no PTT-Fórum ?
Campinas: http://ptt.br/pttforum/3/#Agenda (apresentação do Israel)

Ou nesta lista ?
Londrina:  http://eng.registro.br/pipermail/gter/2009-February/020360.html

Tudo que eu mencionei sobre PTT vem de informação pública...

   Assim como o caso que o Colega Josivan comentou
>    em outra thread sobre o PTT onde participantes
>    compratilham Caches de Akamai Google e Netflix
>    rateando os custos.
>
> Um outro caso polêmico e interessante a ser revisitado é o famigerado PTT
> de Americana e seu ?encampe? pelo PTT-metro.

Porque famigerado ? Esse modelo me parece algo a ser repetido: escolher um
local neutro para PIX central, switch L2, servidores de rotas, alguém
fornece o espaço CIDR e trânsito de gerência... e aí isso se tornar um PTT
do PTT-Metro se torna muito mais simples.

Rubens