[GTER] PTT (e PTT-SP) - Envolvimento da comunidade

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon May 18 08:36:18 -03 2015

"Carros tem placas dizendo cidade - estado, eu ainda não vi esses campos nos
pacotes IP circulando na Internet brasileira... como definir isso ? A sede
do ASN não vale, boa parte do tráfego da RNP não é do Rio de Janeiro, nem
todo o tráfego da Algar é de Uberlândia e assim por diante..."

Analisar isso pasa ASNs de abrangência multiregional ou nacional com o caso
da CTBC é nivelar por baixo...

Não fiz nenhum tipo de análise(até porque os dados não estão disponíveis
publicamente), mas sou capaz de apostar que 70% ou mais dos ASNs
participantes do PTT-SPatuam em regiões com raio menores que 200Km de Raio.

"E como isso seria medido ? MAC accounting só teria de quem veio para quem
foi. Se vai para um provedor de trânsito que atende provedores menores,
muito possivelmente em outra região, o que isso irá medir ?"

O método mais preciso para esse cenário, na minha opinião seria algum tipo
de flow.
o que acaba se tornando inviável, pelo volume de tráfego.
   Talvez poderia-se começar a medir com flow somente
   os participantes com consumo médio menor do que X.

E apesar de não preciso, uma medida de mac accounting poderia sim trazer
uma referência mais próxima da realidade.
Nos casos mais típicos de provedores servindo de trânsito para outros
provedores para o PTT-SP é bem comum que essa venda só ocorra para ASNs
geográficamente vizinhos... Onde a entrega dessa banda seja feita através
de link próprio.

Em 15 de maio de 2015 17:37, Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com> escreveu:

> [...]
> foi. Se vai para um provedor de trânsito que atende provedores menores,
> muito possivelmente em outra região, o que isso irá medir ?

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação