[GTER] PTT (e PTT-SP) - Envolvimento da comunidade

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri May 15 17:16:16 -03 2015

> Aloha Rubens,
>

> Falo em 10gbit/s do PTT total, o que seria para CDN mais um PTF (patinho
> feio) do que um PTT, gastar entre R$5k e R$10k de equipamento para disputar
> uma pequena fatia desses 10gbit/s. Mas é uma aposta no futuro. Eu faria uma
> aposta dessas com um patrocinador que me desse guarida por 2 anos em um
> PTT/PoP que geograficamente me interesse.

Hoje os PTTs que alcançam isso são Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e
São Paulo. Brasília dá só 4G, BH só 3G, Fortaleza 2G, Goiânia 1.5G.
E se há um lugar hoje em que eu apostaria é Brasília, graças a quem tem
comprado transporte da Eletronorte até Brasília e de lá trânsito da Algar,
G8 ou outros... possivelmente essas operadoras já estejam colocando esses
clientes no PTT-SP, mas isso poderia migrar facilmente para BSB. Dentro dos
700 Gbps do PTT-SP devem haver vários desses clusters que um único
deployment no local certo pegaria.

Rubens