[GTER] PTT (e PTT-SP) - Envolvimento da comunidade

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Fri May 15 15:34:55 -03 2015

Bruno, também já tive um pensamento nesse sentido de "interligação de
PTTs" mas pensando melhor nao me parece mais o melhor a ser fazer.
Ao contrário, acho que isso iria piorar o todo do que trazer
facilidades, além de aumentar cada vez mais a dependência do PTT-SP.
Sim, seria conveniente para um provedor pequeno no interior do Estado se
conectar localmente e conseguir transporte até SP "all-in-one", mas acho
que isso criaria outros problemas.

O que eu acho sim válido é o modelo de regionalização de PTTs e isso
está sendo feito não apenas aqui no Brasil mas também na Alemanha pelo
DE-CIX (Hamburg, Munich) e no Reino Unido pelo LINX (Manchester,
IXScotland, IXCardiff). E olha que por lá o custo de transporte é muito
menor do que aqui no Brasil para provedores do interior do país
conseguirem chegar a Frankfurt ou Londres.

Acho válido aqui no Brasil por exemplo, como acredito seja a intenção do
PTT.br, é ter um PTT Metro em uma cidade regional e PIX em cidades no
entorno até 80 Km de distancia. Por exemplo para o Estado de SP:
- Sao Carlos (Araraquara, Rio Claro, Matao)
- Sao José do Rio Preto (Catanduva, Votuporanga, Mirassol)
- Sao José do Campos (Taubaté, Pindamonhangaba)
- Campinas (Americana, Paulínia, Hortolandia (IBM, BT, ATT, etc),
Jaguariuna).

Talvez um dos problemas a se enfrentar seja conseguir fibras apagadas
entre essas localidades, mas dada a proximidade talvez seja algo que
será superado com certa facilidade nos próximo anos.

Abraços.
Fernando Frediani