[GTER] PTT (e PTT-SP) - Envolvimento da comunidade

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri May 15 15:35:15 -03 2015

> [...]
> Telbrax está entrando no PTT do RJ, já era para estar ativo, só não foi
> ligado por conta de problemas pontuais.
>
> 2) Veja também que a equação econômica da Internet faz com que as grandes
> CDNs perpetuem a situação, ao colocar todos seus pontos de distribuição a
> partir de SP. É difícil viabilizar a disponibilização de conteúdo em outros
> centros; BH é um bom exemplo porque as CDNs dizem que a latência não
> justifica, da para concentrar tudo em SP, e elas não querem arcar com o
> custo do upstream para alimentar seus sistemas.

Não seja por isso, Fortaleza tem uma latência suficientemente alta para SP,
tem pontos fortes de roteamentos de backbones como Level 3, Oi e Embratel
(desde que a CDN consiga acordo com eles, já que eles raramente fazem parte
do ATM).

A questão de não querer arcar com o custo do upstream é parte do problema
de custo Brasil; se o custo de banda fosse o que é usual na Europa, por
exemplo, ou a CDN não se importar de pagar, ou quem hospedasse não ia se
importar de também dar trânsito. Uma boa referência de quanto é essa
diferença, na visão de uma CDN:
https://blog.cloudflare.com/the-relative-cost-of-bandwidth-around-the-world/
.

4) Não estou criticando o modelo do PTT no Brasil, pelo contrário; estou
> apenas defendendo mais diálogo com a comunidade. Acho que os provedores
> podem ser mais do que meros clientes do PTT, e o diálogo poderia maximizar
> os resultados. Digo isso tanto com relação ao planejamento de arquitetura,
> como com relação aos procedimentos operacionais.

Lembrando que os já conectados não são os únicos de quem se deveria colher
opinião, já que os ainda a conectar também são relevantes.

Rubens