[GTER] PTT (e PTT-SP) - Envolvimento da comunidade

Márcio Elias Hahn do Nascimento marcio at sulonline.net
Fri May 15 14:07:45 -03 2015

Boa tarde George,

sobre sua colocação acredito que você esteja um
tanto equivocado e misturando um pouco as coisas, vou tentar lhe
esclarecer segundo minhas experiências, caso eu fale algo aqui eu não
estiver em conformidade com a realidade atual, por favor me corrijam.

Ao se conectar ao PTT-SP você não terá "perda de pacotes" para
serviços do Google, mais sim um caminho mais rápido, direto e com menor
custo até o Google, bem como a qualquer outro participante em ATM no
PTT, isso acontece não somente com o PTT-SP mais com qualquer PTT, o
diferencial do PTT-SP é que este é o mais ativo a nível nacional, por
isso existe uma certa euforia por parte de qualquer ISP em se conectar a
este PTT.

Voltando a falar do Google, o que o mesmo pratica (e que me
parece ser somente no PTT de SP) é uma policita de rate-limit no
protocolo ICMP, de forma que ao se efetuar um teste simples de PING você
poderá visualizar perdas, no entanto isso está limitado ao protocolo
ICMP, seu tráfego irá fluir normalmente.

Sobre o fato de uma de suas
operadoras anunciar seus prefixos no PTT é algo que na teoria não
deveriam acontecer, por que a maioria das operadoras que vendem transito
e estão conectadas a PTT's também vendem transporte até os mesmos, e
utilizam o PTT somente para a troca de tráfego direcionado a seu
trânsito.

Ou seja, por mais que não se possa considerar PTT como
trânsito IP, eu consideraria esta estrutura como uma nova forma de
Cache, por que tem menos custo (somente transporte) e garante uma melhor
experiência de seus usuários colocando-os mais próximos dos principais
provedores de conteúdo.

Meus 2 cents de contribuição, sintam-se a
vontade para me corrigir em qualquer aspecto.

---

Att

Márcio Elias
Hahn do Nascimento
(48) 8469-1819 / 3524-0700 -
marcio at sulinternet.net
INOC-BR: 52977*100
GERÊNCIA DE RECURSOS DE TIC -
Sul Internet [1]

 [1]

2015, Roberto Bertó <roberto.berto at gmail.com>

sex, 15 de mai de 2015 às 12:53, Carlos Ribeiro <
cribeiro at telbrax.com.br<javascript:;>> escreveu:

> [...]
tratar de um tema que eu acho polêmico, e que é muito fácil de
distorcer. Então, antes de mais nada, gostaria de deixar claro meu

absoluto

realizado pelo Milton

calibre do Eduardo Ascenço, Antônio Moreiras, Ricardo Patara, e tantos
outros, muitos com participação ativa nessa lista. Também deixo claro
que essa não é a opinião da Telbrax, mesmo porque eu me a
executivas da Telbrax em dezembro de 2014 e hoje estou desenvolvendo
outras atividades de forma indepen

mais recentes dentro do ambiente do PTT (e especialmente do PTT de SP),
penso que ele é hoje vítima do seu próprio sucesso. O que me chamou mais
a atenção, recentemente, foi a explicação segundo a qual os problemas
intermitentes com o Google Cache são decorrência do estouro de
capacidade de alguns PIX do PTT de SP. (Se eu entendi errado me
desculpem...) Não se pode negar que a equipe do PTT tenha se preocupado
e tentado antecipar a&ccedil
tráfego. Nos últimos anos o PTT SP recebeu um upgrade significativo de
tecnologia, visando permitir seu crescimento a longo prazo, adotando
tecnologias e práticas já adotadas com sucesso em outros PTTs de
primeira li

falta de uma abertura maior para discutir as questões de arquitetura e
tecnologia do PTT com a comunidade. Apesar de patrocinar eventos como o
PTT Forum, não existe de fato uma discussão, ou nem mesmo um forum
técnico onde a comunidade possa ser informada ou dar sugestões sobre
essas questões, de forma antecipada, participando desse o planejamento.
Para todos os efeitos práticos - e digo isso sem nenhum julgamento de
valor - o PTT é como se fosse uma operadora, e os ASs participantes são
seus clientes. Talvez seja esse o modelo correto, considerando que se
trata de um projeto que é custeado com recursos do NIC.br, e operado
pela equipe do NIC.br; portanto nada mais justo que eles

tenham essa prerrogativa. Porém, dada a natureza do projeto e a sua
importância estratégica para a qualidade da Internet Brasileira; e dado
o fato de que a manutenção de uma fatia significativa do mercado,
representada pelos provedores independentes, depende da sua presença
no
eu acredito que o projeto como um todo só tem a perder ao não aproveitar
contribuições que poderiam ser valiosas, dada a qualidade e a
diversidade de experiências que a comunidade poderia agregar em um

Links:
------
[1] http://www.sulinternet.net