[GTER] PTT (e PTT-SP) - Envolvimento da comunidade

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri May 15 13:13:03 -03 2015

> O que me chamou mais a atenção, recentemente, foi a explicação segundo a
> qual os problemas intermitentes com o Google Cache são decorrência do
> estouro de capacidade de alguns PIX do PTT de SP. (Se eu entendi errado me
> desculpem...)

Essa foi a teoria que alguém levantou, mas que não parece se sustentar na
prática. É muito mais comum o Google atingir limite de capacidade de seus
servidores de SP do que do PIX aonde ele está ligado ou dos PIX aonde os
"eyeballs" estão conectados recebendo o tráfego do Google. O Google tem um
mix de serviços (vídeo, busca, e-mail, mobile app store, docs) que requer
um bom número de RUs (rack-units) /Gbps... mesmo o vídeo que é o de maior
relação ainda sim não é tanto asim.

Diferente por exemplo de caras como Netflix, UPX, Globo.com etc. que com um
ou dois racks geram 100 Gbps fácil. Esses tem um poder muito alto de
saturar o PIX alheio... e o Netflix em Porto Alegre teve um efeito desses,
por exemplo.

O outro ponto só pode ser discutido depois de superado o ponto inicial, mas
> vale a pena ser apresentado. O modelo de PTT no Brasil é elogiadissimo
> mundo afora como uma solução inovadora, que aliou um pragmatismo técnico e
> comercial, com o modelo de abertura de pontos de interconexão (PIX) de
> forma bastante democrática. Isso levou ao crescimento do PTT, especialmente
> de SP, de forma exponencial.

Esse modelo, incluindo o do ccTLD nacional alavancar os IXs, foi aliás
recentemente replicado no Canadá.

Eu pincei só algumas partes e não comentei o principal da sua mensagem, o
que deixo para outros fazerem, mas gostaria de comentar o que eu acho que
hoje é o maior problema do PTT.br em escala nacional: a busca desenfreada
por se conectar apenas em SP. Enquanto na Europa muitos estão ao mesmo
tempo no AMS-IX, no LINX e no DE-CIX, aqui as diferenças de participação
entre (por exemplo) SP, Rio e Belo Horizonte são muito grandes...isso gera
uma dependência de ponto único que não precisaria existir, pois muitas
redes de acesso vem buscar conteúdos, tipicamente muito mais ágeis do que
uma rede de acesso. Cai o POP de uma operadora no PIX dela de SP e a Caiu é
inundada de mensagens "Caiu o PTT", mostrando como essa dependência se
manifesta.

Rubens