[GTER] PTT-SP PIX Algar 2

Humberto Galiza humbertogaliza at gmail.com
Fri May 15 11:03:40 -03 2015

Meus cinco centavos.

Isso não é uma verdade absoluta, dado que existe um ponto de inflexão
nessa curva (entre número de participantes x oferta de conteúdo no
novo PTT criado) que não demora muito a ocorrer, principalmente dada a
situação atual do PTT-SP (perda da excelência operacional, e da
capacidade de expansão - em número de PIXes e na base de
participantes) conforme tem sido relatado com uma certa frequência
(infelizmente).

Isso pode posicionar e impulsionar rapidamente o novo PTT, através de
um "ataque" ao PTT dominante, oferecendo condições diferenciadas de
conexão.

O caso "real" mais recente é o do FL-IX (Florida Internet Exchange),
que está causando uma "evasão" do NOTA/Terremark em Miami, graças a
uma política de gratuidade (por algum tempo obviamente), adição de
ferramentas online como análise de flows entre participantes, e um
peering fabric distribuído possibilitando múltiplos locais de conexão,
e ainda por cima um custo menor de porta (US$ 365 dolares do
cross-connect numa porta de 10G, contra US$1000 no NOTA pelos mesmos
10G). O serviço do NOTA em si não é ruim...mas a concorrência ofereceu
um "plus" a um preço reduzido, então advinha o que ocorreu... ;)

Agora, é fato que a criação de uma "concorrência" ao modelo atual de
Troca de Tráfego no Brasil é ruim para todos, dadas as conquistas já
alcançadas. Entretanto, quando muita gente começa a reclamar de algo,
é porque tem coisa que precisa ser mudada. Com certeza normal não é.

Abs,
Humberto Galiza