[GTER] Oi entregando DNS "banker"

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu May 14 19:59:14 -03 2015

> Comentários genéricos que se encaixam neste caso:
>
> 1. Não faz o menor sentido uma operadora entregar um IP de servidor DNS que
> não seja de sua responsabilidade. E para piorar, esse 173.255.134.206 é de
> um serviço internacional de hosting!

Isso poderia ser um serviço terceirizado de NXDOMAIN redirection, por
exemplo... mas não é, o pessoal já confirmou que redireciona sites
bancários.

> 2. Que eu saiba, redes ADSL usam Radius ao invés de DHCP. Verifique se o
> modem ADSL tem senha default e se está configurado para entregar os IP's
> 173.255.134.206 e 201.10.128.3 de maneira estática, independente do que é
> enviado pela Oi via Radius.

Na verdade, usam IPCP, o protocolo de controle dentro do PPPoE. O BRAS pode
usar RADIUS para obter essas informações, ou usar configurações locais para
decidir o que entregar como servidores DNS; o mesmo acontece com servidores
DHCP.

Rubens