[GTER] RES: IPs válidos "desperdiçados"

Leandro Camargo leandro.camargo at axtelecom.net.br
Mon May 4 13:24:18 -03 2015

> Alguém já fez um teste com o tempo de ciclo do DHCP para ver se o cenário
> descrito teria um tempo de resposta melhor ? Eu tenho impressão que sim, e
> que talvez desse para fazer quase hitless esse religamento.

Mesmo deixando o lease do DHCP em 5 minutos, ele sempre renova caso o
equipamento esteja conectado, independente do tráfego gerado ou não.
Pelo menos em RouterOS é assim.
Não tive experiência com conexões *on demand*, e até então iria testar essa
opção.
Mas após essa chuva de comentários negativos, fiquei com um pé atrás.

Não vejo problemas em deixar um IP ao cliente (equipamento online), desde
que a rede esteja bem dimensionada.
Caso contrário, IPv6 nos pontos onde é possível.

Atenciosamente
Leandro de Lima Camargo