[GTER] IPs válidos "desperdiçados"

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sun May 3 22:14:51 -03 2015

> Tenho percebido a bastante tempo uma mudança em relação ao uso de
> roteadores e permanência dos equipamentos na tomada.
> Muitos dos clientes estão conectados com IPs válidos mas não estão usando,
> estão com seus equipamentos ligados mas sem usar a rede.
>
> Penso que se conseguíssemos trabalhar esta questão poderíamos ganhar algo
> em torno de 20% dos IPs que hoje disponibilizamos.
>
> O que acham? Alguma ideia neste sentido? Estou errado?

Se você fornecer roteador para seus clientes, poderia fazer com que os
roteadores automagicamente fizessem DHCP release (ou PPPoE disconnect) na
falta de dispositivos ligados na LAN. Qualquer nosso na camada de agregação
é tentativa de inferência sobre o comportamento da rede que você não tem
como fazer com certeza.

Rubens