[GTER] IPs válidos "desperdiçados"

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Sun May 3 18:57:05 -03 2015

É complicado hoje em dia dizer que alguém está de fato "desligado". São
tantos dispositivos conectados que pode ser que não tenha ninguém "usando a
Internet" à moda antiga, mas outros dispositivos podem estar usando a rede
de forma intermitente. Os celulares no Wi-Fi, as TVs inteligentes, etc..

Outro ponto é que a hora que seria de fato ociosa deve coincidir, muito
provavelmente, com um horário geral de baixo tráfego, o que limitaria muito
a utilidade dos IPs disponíveis.

Dito isso, um método de lease DHCP rápido talvez pudesse resolver esse
problema sem necessidade de muita "conscientização". Tem que ver os prós e
contras. O modem sozinho poderia devolver o IP depois de X segundos de
inatividade, ou outro método parecido, desde que não houvesse impacto
colateral significativo. Acho que seria uma tentativa razoável no âmbito da
banda larga fixa, para redes muito grandes, visando ganhar um pequeno
fôlego extra.

Carlos Ribeiro