[GTER] Controle de acesso (era: Duvida elementar sobre PPPoE)

Ricardo Oliveira ricardo.btu at gmail.com
Mon Mar 30 20:13:42 -03 2015

Boa noite,

Eu sou um dos adeptos do DHCP no lugar do PPPoE (Culpa do Rubens), quando
iniciamos o projeto PON um dos pontos que foi avaliado era qual tecnologia
iriamos usar e adotamos o DHCP, numa rede GPON é mais tranquilo de filtrar
e delimitar a rede (Com um pouco mais de trabalho também é possível fazer
no rádio). Atualmente usamos um Cisco 7604 para fazer o processo de
autenticação e concessão de IPs, tudo autenticado e contabilizado via
Radius.
Em termos de suporte economizamos muito tempo em clientes no modo BRIDGE
onde na maioria dos casos, apenas plugam o PC/ROTEADOR e já saem usando. A
autenticação pode ser baseada numa combinação de circuit-id,
remote-circuit-id, MAC e recursos de autenticação da propria OLT. Quem
quiser fazer uma LAB com autenticação DHCP, por aqui testamos com sucesso o
módulo IPoE  do Accel-PPP (Similar ao Cisco ISG IP Unnumbered).

Obs. Está em Russo.
http://accel-ppp.org/wiki/doku.php?id=ru:ipoe

Obrigado.
Ricardo Freitas.