[GTER] Duvida elementar sobre PPPoE

Lista lista.gter at gmail.com
Fri Mar 27 17:19:58 -03 2015

>Se a máscara for um /26, isso significa 61 assinantes para cada 64 IPs, um
>aproveitamento de 95% que me parece bastante bom, e que com certeza seria
>aprovado num pedido de bloco de IPs.

Perfeitamente, mas como diz o dialeto "em terra de cego quem tem olho é
rei" e vamos lá a cada /26 será perdido pelo menos 2 ips então em se
tratando disso, não sei até que ponto é viável.

>Sobre a limitação do PE trazer tranquilidade, eu não vejo a introdução de
>limitadores como tranquilizadora... redes disciplinadas usam recursos
>dentro de suas capacidades, se um equipamento de poucos R$ e W aguenta 500
>clientes DHCP, mas o link até lá só permite 350, limita em 350... não
>precisa de um novo limitador (o mesmo equipamento só aguentando 200) para
>respeitar os demais limites.

Agora fiquei em duvida quanto a sua afirmação inicial sobre a questão de
custo sobre quantidade de clientes que um equipamento com o pppoe e dhcp
pode aguentar, antes de causar algum transtorno na rede.

"..Custo na agregação. Um mesmo equipamento que aguenta 200 assinantes
PPPoE,
aguenta 500 com DHCP."

Se redes disciplinadas utilizam os recursos e $$$ dentro de sua capacidade,
não seria o mesmo que ter introduzidos limitadores nos mesmo?