[GTER] Duvida elementar sobre PPPoE

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Mar 27 15:54:41 -03 2015

> Concordo que essa não foi a sugestão, mas o que mais vemos é muitas redes
> com dhcp ativado e pouca segurança, e com certeza independente da rede, por
> mais simples e pequena que seja, deve se haver um planejamento.
> Entretanto ainda temos muitas CPE's que infelizmente também não aceitam
> que a mascara do dhcp seja utilizada como /32, e ae já viu a zica, onde
> muita gente acaba usando subnet /20, /21 até mesmo /19, ou seja, será que
> isso não é desperdiçar recursos também?

Se a máscara for um /26, isso significa 61 assinantes para cada 64 IPs, um
aproveitamento de 95% que me parece bastante bom, e que com certeza seria
aprovado num pedido de bloco de IPs.

> Então vejamos, dhcp qualquer problema de interferência, se tratando de rede
> wireless, perderá pacotes e só cairá a conexão caso o problema seja muito
> grave, ao inverso do pppoe, que qualquer sinal de perda de pacotes já
> gritará para você(no caso o cliente), enfim, partindo desse ponto de vista,
> além do pppoe te custar um pouco mais por conta da limitação de clientes
> conectado no PE, o mesmo irá lhe ocasionar tranquilidade, por que cada vez
> mais a sua rede ficará estável, principalmente em pontos que você possa
> achar que está tudo ok.

Esse uso do PPPoE como indicador de problemas pode tranquilamente ser
substituído por um script que testa conectividade continuamente com os
clientes numa quantidade baixa de pacotes (no máximo 1 por minuto),
preservando o ganho de escala no PE.

Sobre a limitação do PE trazer tranquilidade, eu não vejo a introdução de
limitadores como tranquilizadora... redes disciplinadas usam recursos
dentro de suas capacidades, se um equipamento de poucos R$ e W aguenta 500
clientes DHCP, mas o link até lá só permite 350, limita em 350... não
precisa de um novo limitador (o mesmo equipamento só aguentando 200) para
respeitar os demais limites.

Rubens