[GTER] Duvida elementar sobre PPPoE

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Mar 26 21:56:44 -03 2015

> Também discordo da sua opnião, e acho o seguinte, apesar de oneroso é o
> mais vantajaso ao meu ver e mais económico em se tratando de alocação de
> ips aos clientes(vide esgotamento ipv4, e nem todas as cpe é compatível com
> ipv6, e nem todos os sites são ipv6, então o fato de desligar tudo v4 e
> rodar ipv6 é fora de questão),

 Também dá para fazer esse tipo de agregação central sem PPPoE, então esse
ponto é ortogonal a esta discussão.

agora o que vejo oneroso e falta de
> planejamento de se usar uma rede totalmente em dhcp e sem ter filtros de
> segurança para isso,

Ninguém aqui sugeriu fazer rede sem planejamento e sem filtros de
segurança. O detalhe é que ambos são necessários tanto com DHCP quanto com
PPPoE, ao contrário de lenda urbana que se diz do PPPoE não precisar
disso...

> fora que você desperdiça muitos recurso ip para tal

De novo a questão de central x local, que pode ser feita com DHCP ou com
PPPoE.

> solução, já o inverso do pppoe.
> Não vou citar o nome, mas já vi caso de empresas grande usarem o padrão
> dhcp e sinceramente dá para fazer uma rede(lan) entre você e seu vizinho,
> isso sim seria oneroso.

Rede de telecom precisa de isolamento quer com DHCP quer com PPPoE. Eu
também já vi muita gente com PPPoE que acabava permitindo redes
descontroladas entre assinantes...

Rubens