[GTER] Dimensionamento Gateway Linux

Raimundo Santos raitech at gmail.com
Wed Mar 25 23:35:04 -03 2015

> do protocolo ip que me limite a um número de maquinas numa rede
> privada, obviamente dentro dos limites de endereçamento ip. Uma rede /12
> com seus mais de 16 milhões de endereços poderiam ter como gateway uma
> única maquina linux?

Não, o IP não vai limitar, mas não faz muito sentido pensar em tudo isso de
IP partilhando um mesmo meio físico.

Mas se você precisar de NAT (e, com milhões de endereços e dezenas de
milhares de hosts, vai precisar!), as possibilidades de abrir portas serão
limitadas, o que implica em mais de um endereço IP fazendo NAT.

[]s
Raimundo