[GTER] VRF-lite em Mikrotik

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Mar 16 10:39:39 -03 2015

Obrigado pela resposta!

Fiz os testes que recomendou(filter rule), e não tive sucesso.
O status é o mesmo:
Ping OK, serviços FORA.

Fiz um teste complementar, que me indicou que o galho está na verdade na
inabilidade do listener do serviço escutar numa VRF.
 - Tudo configurado(Interface Gerenciamento, VRF, Rotas, Filter Rules,
etc...)
 A - SSHzei contra o IP de gerenciamento
     - Torch mostra conexão chegando
     - Tentativa morre por Timeout
 B - Desabilitei o Serviço do SSH, e SSHzei denovo contra o IP do
Gerenciamento
     - Torch mostra conexão chegando
     - Tomei um Connection Refused na orelha
     - Torch mostrou a resposta(refused) saindo do IP do gerenciamento.

Se isso fosse um server linux, eu iria tentar fazer uma baguncinha no
sshd.conf.

Minha próxima tentativa de gambiarra vai ser fazer um NAT do IP do
Gerenciamento( que está na VRF do gerenciamento) apontando para uma
Loopback(bridge) fora do VRF.
Imagino que com o Contrack e NAT eu consiga manipular melhor essas idas e
vindas de VRF.

P.S.:
Sinceramente, do ponto de vista do protocolo, não faz sentido algum eu
necessitar fazer PBR para dizer que aquele pacote que chega naquela
interface deve ser jogado para o VRF em que a Interface já está
adicionada... Isso é premissa básica de VRF-Lite.
Usar PBR só faria sentido se eu quisesse transbordar pacotes de um VRF para
o outro.

​​