[GTER] VRF-lite em Mikrotik

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Mar 13 18:53:46 -03 2015

Senhores,
​estou fazendo um deploy de duas CCR1036 que serão usadas para Roteamento
BGP de Borda de Internet(prioritariamente), e para QinQ de algumas Vlans.

Um dos requisitos do cliente é isolar o Gerenciamento em Tabelas de
Roteamento diferentes.

Costumo fazer isso em Cisco:
1 - Subindo uma VRF especifica para gerenciamento
2 - Colocando a interface ​de gerenciamento na VRF
3 - Definindo o roteamento da VRF de gerenciamento (rota estática)
4 - Amarrando a Control-Plane da Caixa na interface de gerenciamento.

Tentei fazer o mesmo com a RouterBoard, mas não tive sucesso...
1 - OK
2 - OK
3 - OK (Ok, pelo menos para o Ping)
4 - ??? Como eu digo que os serviços devem acontecer nessa VRF ???
    ??? Winbox/SSH/Telnet/HTTP dão timeout ???

​Alguns amigos me orientaram a tentar alguma intervenção com o Mark-Routing
no pre-routing usando o Mangle.
Não funcionou...(E sinceramente tem uma cara de gambiarra FORTE).

Chegou um momento que desisti de pelejar e resolvi inverter.
Deixei o gerenciamento na "main" e criei uma VRF chamada "internet"

O problema agora passou a ser a comunicação entre as caixas...
- Pingv4 da CCR 1 para Router-Borda da operadora -> OK
- Pingv4 da CCR 2 para Router-Borda da operadora -> OK
- Pingv4 da CCR 1 para CCR 2 (e recíproca) -> OK
Tudo isso na mesma vlan

E para me deixar mais locão:
Na MESMA VLAN, Pingv6 entre as 3 caixas  -> OK

   (P.S.:Seria errado concluir que VRF para IPv6 não existe me Mikrotik?)

Chegou nesse ponto, larguei as bets...

Alguém tem alguma sugestão?

--
Douglas Fernando Fischer